Descrição
O curso busca induzir a sociedade a refletir qual o verdadeiro sentido de ensinar e trabalhar a respeito da inclusão de crianças com microcefalia no ensino regular, atendendo assim as suas especificidades.
Desse modo o processo de inclusão de pessoas com deficiência em escola tem como pressuposto a valorização, partindo do princípio de que o ser humano deve ser aceito em sua pluralidade, não focado apenas em um ensino igualitário e uniforme. Assim, a finalidade da educação especial e inclusiva é garantir que todos os alunos com ou sem deficiência participem ativamente de todas as atividades na escola e na comunidade.
Nessa ótica a prática da inclusão de crianças com deficiências, na escola pressupõe que professor, família e toda a comunidade escolar estejam unidos em único propósito, garantindo que todos os alunos participem das atividades escolares de forma igualitária, formando-se assim cidadãos críticos, logo cada aluno é diferente no que se refere a estilo e ao ritmo de aprendizagem.
O objetivo desse curso é analisar os obstáculos encontrados no processo de inclusão escolar de crianças especiais, discutindo sobre o preconceito em relação ao ensino da educação especial, por meio de uma abordagem histórica, a fim de refletir e discutir a importância da intervenção nas atividades educativas, necessárias para promover o desenvolvimento das funções psicológicas e cognitivas dos alunos especiais.
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por Educação, ensino e aprendizagem.
Conteúdo programático
UNIDADE 1 - DIRECIONANDO O APRENDIZADO ÀS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA AUTISTA
CONCEPÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO AUTISMO
AUTISMO E AMBIENTE ESCOLAR
ABORDAGEM COGNITIVA
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
ABORDAGEM DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL
DOCÊNCIA E AUTISMO
UNIDADE 2 - AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A INCLUSÃO DO ALUNO ESPECIAL NAS ESCOLAS
UNIDADE 3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL – O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
A NECESSIDADE DA PREPARAÇÃO ESPECIALIZADA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UNIDADE 4 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO DEFICIENTE INTELECTUAL: LEITURA E ESCRITA
UNIDADE 5 - EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, UM NOVO DESAFIO ESCOLAR: MICROCEFALIA
Materiais disponíveis no Curso
- Apostila geral do curso
- Videoaulas para cada unidade
- Apresentações de slides para cada unidade
- Testes de conhecimento de cada unidade
- Material complementar para enriquecimento de conhecimento de cada unidade
- Avaliação final do curso
Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.
>> IMPORTANTE: CURSO COM PROFESSOR ONLINE
O curso não tem Tutor e sim o PROFESSOR Especialista e experiente em EAD, presente em TODAS as etapas do curso, com disponibilidade de atendimento pelo E-mail ou WhatsApp!!!
Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.