Descrição
O método expositivo e a leitura em conjunto de textos clássicos são ferramentas muito eficazes para o estudo de Filosofia. Além disso, alguns conteúdos, mais densos, não nos proporcionam muitas possibilidades didáticas. E tudo bem que seja assim. É importante que os estudantes consigam construir, no decorrer do Ensino Médio, um conhecimento básico a respeito dos principais temas filosóficos e possam, também, valer-se daquilo que foi aprendido para dar uma base sólida aos seus pensamentos. Isso não nos exime da responsabilidade de tentar nos fazer compreendidos: ensino é, fundamentalmente, comunicação. Se não estamos nos comunicando de maneira eficaz com os nossos alunos, o processo está comprometido.
Serão sugeridos métodos avaliativos e métodos de transmissão de conteúdo que talvez não sejam viáveis para a realidade escolar de todos os professores. Cada professor, como maior conhecedor de suas turmas, é a pessoa mais indicada para pensar em métodos e avaliações para as suas aulas. Espera-se que os professores e possam inspirar-se naquilo que é apresentado e possam desenvolver suas próprias atividades, fazendo as alterações necessárias às suas realidades.
       


Público-Alvo e Objetivos
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por Educação, ensino e aprendizagem.

Conteúdo programático
Introdução
Unidade 1 - Como Pensar O Processo Ensino-Aprendizagem Acerca Do Ensino De Filosofia No Ensino Médio: Uma Abordagem Metodológica
Uma Perspectiva Histórica Do Ensino De Filosofia
A Filosofia No Período Colonial
Período Pós-Colonial
O Avanço Do Ensino De Filosofia No País
Filosofia No Ensino Médio
O Jovem Filósofo
O Educando À Luz Das Escolas Filosóficas E Da Realidade
Necessidade De Confronto No Impulso Ao Crescimento
Problematizar A Filosofia
A Linguagem Como Itinerário A Problematização
Problematização: Aprendizagem Metodológica
Processo Ensino-Aprendizagem
O Ensino E A Aprendizagem
As Teorias Da Aprendizagem Na Arte De Ensinar A Aprender
Unidade 2 - Filosofia Na Escola: A Necessidade De Um Pensar Crítico E Reflexivo Em Torno Do Ensino-Aprendizagem Em Sala De Aula
A Necessidade De Refletir O Ensino-Aprendizagem De Filosofia
A Relevância Da Filosofia E Dos Princípios Filosóficos Do Conhecimento Na Aprendizagem Construtiva Dos Discentes
Unidade 3 - Filosofia, Lógica E Democracia No Contexto Da Educação
Educação Como Processo Intrínseco À Vida
Educação E Sociedade: Ética, Filosofia E Compromisso Com O Conhecimento
Uma Filosofia Na Postura Programática
Unidade 4 - Métodos Avaliativos Do Ensino-Aprendizagem

Materiais disponíveis no Curso
  • Apostila geral do curso
  • Vídeos para cada unidade
  • Material complementar para enriquecimento de conhecimento de cada unidade
  • Avaliação final do curso

Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.

>> IMPORTANTE: CURSO COM PROFESSOR ONLINE
O curso não tem Tutor e sim o PROFESSOR Especialista e experiente em EAD, presente em TODAS as etapas do curso, com disponibilidade de atendimento pelo E-mail ou WhatsApp!!!

Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
       


Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.