Descrição
O artigo visualiza o Ensino Religioso no ambiente da escola pública, mesmo dentro de um estado supostamente laico, como um dos instrumentos dentro do conjunto dos Aparelhos Ideológicos de Estado, com base na produção teórica de Louis Althusser.
Esse curso visa identificar o quadro metodológico das Ciências da Religião, no âmbito da educação religiosa pública, atual. O ponto de partida é a análise histórica do fenômeno religioso, considerando a plausibilidade do “homo religiosus” dentro de uma abordagem fenomenológica.
Neste contexto, os modelos metodológicos explicativo e compreensivo, esboçados pelas ciências naturais (positivistas/objetivistas) e pelas ciências sociais (fenomenológica), respectivamente, fornecerão o substrato teórico para situar a encruzilhada metodológica em que se encontram as Ciências da Religião.
A proposta do curso é discutir se a abordagem metodológica das ciências religiosas está contextualizada ou não com as demandas do ensino religioso da atualidade.
       


Público-Alvo e Objetivos
Professores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por Educação, ensino e aprendizagem.

Conteúdo programático
Unidade 1 - A Encruzilhada Metodológica Das Ciências Da Religião, Em Face Do Ensino Religioso
Abordagem Histórica Do Método Explicativo Nas Ciências Da Religião
Contexto Histórico Do Método Compreensivo E Conceito De Vivência Nas Ciências Sociais
A Escolha Do Modelo Metodológico Das Ciências Da Religião, Definindo A Abordagem Didática Do ER Na Escola Pública
Unidade 2 - Estudo De Caso: Ensino Religioso No Rio Grande Do Sul
O Ensino Religioso E Os Aparelhos Ideológicos De Estado
O Ensino Religioso No Brasil
O Ensino Religioso No Rio Grande Do Sul
Os Dados Da Prova Brasil 2015
Unidade 3 - A Família: Fator Importante No Processo De Ensino E Aprendizagem Da Criança
Família: Um Breve Histórico
A Família E A Escola: Um Papel Importante A Representar
Escola E Família: Importantes Funções No Desenvolvimento Da Aprendizagem
A Escola E O Desenvolvimento Do Trabalho Em Parceria Com Os Pais

Materiais disponíveis no Curso
  • Apostila geral do curso
  • Vídeos para cada unidade
  • Material complementar para enriquecimento de conhecimento de cada unidade
  • Avaliação final do curso

Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.

>> IMPORTANTE: CURSO COM PROFESSOR ONLINE
O curso não tem Tutor e sim o PROFESSOR Especialista e experiente em EAD, presente em TODAS as etapas do curso, com disponibilidade de atendimento pelo E-mail ou WhatsApp!!!

Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
       


Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.