Descrição
Este curso busca registrar, valorizar e dar maior visibilidade ao trabalho com músicas, trazendo a luz o resgate teórico de algumas questões relacionadas ao ensino de música nas instituições de ensino.
A música é importante na vida do ser humano, porque possui um papel fundamental no processo de socialização. Ela nos traz sensação de vitória, recordação, saudades, alegria, tristeza, é algo que nos tocam.
O objetivo geral do curso é analisar até que ponto a formação musical recebida nas escolas e igrejas evangélicas pode contribuir na formação do músico profissional. Busca-se ainda compreender como às instituições de ensino, igrejas e outras tem gerado músicos profissionais para o mercado de trabalho, investigar as vantagens do ensino musical das igrejas evangélicas, bem como, analisar os desafios enfrentados pelos músicos evangélicos na sua atuação profissional.
       


Público-Alvo e Objetivos
Professores profissionais que atuam na música e nas áreas educacionais, gestores educacionais, e todos aqueles que se interessam por Música, Educação, ensino e aprendizagem.

Conteúdo programático
UNIDADE 1 - MÚSICA COMO ELEMENTO E RECURSO ESTRUTURANTE DA CENA
CONSTRUINDO UMA NARRATIVA DE MEMORIAS DO AUTOR, ATRAVÉS DO SENTIDO DO SOM
MEMÓRIAS, DRAMATURGIAS SONORAS NA ENCENAÇÃO TEATRAL DE PROSÓDIA BASTIANA
UMA NARRATIVA QUE ENVOLVE E TOCA A ALMA PELO SOM
UNIDADE 2 - MÚSICA E APRENDIZAGEM: APROPRIAÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL À FORMAÇÃO DA COMPREENSÃO MUSICAL
A TEORIA INATISTA-MATURACIONISTA
A TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A TEORIA PIAGETIANA
A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
A HISTORICIDADE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
MEDIAÇÃO SEMIÓTICA
INSTRUMENTOS, SIGNOS E LINGUAGEM
INSTRUMENTOS
SIGNOS
LINGUAGEM
A INTERNALIZAÇÃO E O PAPEL DO OUTRO
O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO MUSICAL
SOBRE MÚSICA E APRENDIZAGEM: ALGUMAS REFLEXÕES
EDUCAÇÃO MUSICAL – NOVAS PERSPECTIVA, ANTIGOS DESAFIOS: O TALENTO INATO
A LEI GERAL DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A EDUCAÇÃO MUSICAL
UNIDADE 3 - A MÚSICA COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA VIDA DO INDIVÍDUO
O QUE É MÚSICA?
O ENSINO DE MÚSICA OFERECIDO PELAS IGREJAS EVANGÉLICAS
CONTEXTUALIZANDO O MOVIMENTO GOSPEL NO BRASIL
A REFORMA PROTESTANTE
O MAIOR VULTO DA REFORMA PROTESTANTE
O INICIO DOS COROS E SUA INFLUÊNCIA NAS BANDAS DO MOVIMENTO PROTESTANTE
O TRABALHO MUSICAL NAS IGREJAS DO SÉCULO XX
UM POUCO DE HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS DOS CÂNTICOS
A CRIAÇÃO DE ESCOLAS DE MÚSICA NAS IGREJAS EVANGÉLICAS
UNIDADE 4 - O ENSINO DA MÚSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
UNIDADE 5 - CONCEPÇÕES E PRÁTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRESENÇA DA MÚSICA NA ESCOLA
JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA
MÚSICA COMO TERAPIA
MÚSICA COMO AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS DISCIPLINAS
MÚSICA COMO PRAZER, DIVERTIMENTO E LAZER
MÚSICA COMO DISCIPLINA AUTÔNOMA
MÚSICA COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO
PRÁTICAS MUSICAIS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA

Materiais disponíveis no Curso
  • Apostila geral do curso
  • Videoaulas para cada unidade
  • Apresentações de slides para cada unidade
  • Testes de conhecimento de cada unidade
  • Material complementar para enriquecimento de conhecimento de cada unidade
  • Avaliação final do curso

Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.

>> IMPORTANTE: CURSO COM PROFESSOR ONLINE
O curso não tem Tutor e sim o PROFESSOR Especialista e experiente em EAD, presente em TODAS as etapas do curso, com disponibilidade de atendimento pelo E-mail ou WhatsApp!!!

Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
       


Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.