Descrição
Este curso busca registrar, valorizar e dar maior visibilidade ao trabalho com músicas, trazendo a luz o resgate teórico de algumas questões relacionadas ao ensino de música nas instituições de ensino.
A música é importante na vida do ser humano, porque possui um papel fundamental no processo de socialização. Ela nos traz sensação de vitória, recordação, saudades, alegria, tristeza, é algo que nos tocam.
O objetivo geral do curso é analisar até que ponto a formação musical recebida nas escolas e igrejas evangélicas pode contribuir na formação do músico profissional. Busca-se ainda compreender como às instituições de ensino, igrejas e outras tem gerado músicos profissionais para o mercado de trabalho, investigar as vantagens do ensino musical das igrejas evangélicas, bem como, analisar os desafios enfrentados pelos músicos evangélicos na sua atuação profissional.
Professores profissionais que atuam na música e nas áreas educacionais, gestores educacionais, e todos aqueles que se interessam por Música, Educação, ensino e aprendizagem.
Conteúdo programático
UNIDADE 1 - MÚSICA COMO ELEMENTO E RECURSO ESTRUTURANTE DA CENA
CONSTRUINDO UMA NARRATIVA DE MEMORIAS DO AUTOR, ATRAVÉS DO SENTIDO DO SOM
MEMÓRIAS, DRAMATURGIAS SONORAS NA ENCENAÇÃO TEATRAL DE PROSÓDIA BASTIANA
UMA NARRATIVA QUE ENVOLVE E TOCA A ALMA PELO SOM
UNIDADE 2 - MÚSICA E APRENDIZAGEM: APROPRIAÇÃO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL À FORMAÇÃO DA COMPREENSÃO MUSICAL
A TEORIA INATISTA-MATURACIONISTA
A TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A TEORIA PIAGETIANA
A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
A HISTORICIDADE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
MEDIAÇÃO SEMIÓTICA
INSTRUMENTOS, SIGNOS E LINGUAGEM
INSTRUMENTOS
SIGNOS
LINGUAGEM
A INTERNALIZAÇÃO E O PAPEL DO OUTRO
O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO MUSICAL
SOBRE MÚSICA E APRENDIZAGEM: ALGUMAS REFLEXÕES
EDUCAÇÃO MUSICAL – NOVAS PERSPECTIVA, ANTIGOS DESAFIOS: O TALENTO INATO
A LEI GERAL DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A EDUCAÇÃO MUSICAL
UNIDADE 3 - A MÚSICA COMO AGENTE TRANSFORMADOR NA VIDA DO INDIVÍDUO
O QUE É MÚSICA?
O ENSINO DE MÚSICA OFERECIDO PELAS IGREJAS EVANGÉLICAS
CONTEXTUALIZANDO O MOVIMENTO GOSPEL NO BRASIL
A REFORMA PROTESTANTE
O MAIOR VULTO DA REFORMA PROTESTANTE
O INICIO DOS COROS E SUA INFLUÊNCIA NAS BANDAS DO MOVIMENTO PROTESTANTE
O TRABALHO MUSICAL NAS IGREJAS DO SÉCULO XX
UM POUCO DE HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS DOS CÂNTICOS
A CRIAÇÃO DE ESCOLAS DE MÚSICA NAS IGREJAS EVANGÉLICAS
UNIDADE 4 - O ENSINO DA MÚSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
UNIDADE 5 - CONCEPÇÕES E PRÁTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRESENÇA DA MÚSICA NA ESCOLA
JUSTIFICATIVAS PARA O ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA
MÚSICA COMO TERAPIA
MÚSICA COMO AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS DISCIPLINAS
MÚSICA COMO PRAZER, DIVERTIMENTO E LAZER
MÚSICA COMO DISCIPLINA AUTÔNOMA
MÚSICA COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO
PRÁTICAS MUSICAIS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA
Materiais disponíveis no Curso
- Apostila geral do curso
- Videoaulas para cada unidade
- Apresentações de slides para cada unidade
- Testes de conhecimento de cada unidade
- Material complementar para enriquecimento de conhecimento de cada unidade
- Avaliação final do curso
Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.
>> IMPORTANTE: CURSO COM PROFESSOR ONLINE
O curso não tem Tutor e sim o PROFESSOR Especialista e experiente em EAD, presente em TODAS as etapas do curso, com disponibilidade de atendimento pelo E-mail ou WhatsApp!!!
Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.