Descrição
O tema a ser abordado por este curso será como as teorias de aprendizagem discutidas na Psicologia da Educação são utilizadas na sala de aula. As teorias de aprendizagem podem ser consideradas uma base para a construção do conhecimento dos diferentes conteúdos abordados pelas disciplinas de todas as modalidades de ensino.
Os docentes em atuação na Educação, dispõem de “pouco conhecimento não só a respeito de como se expressa a inteligência humana, mas também sobre o papel das estratégias de aprendizagem, da autorreflexão e dos processos metacognitivos na aprendizagem”.
Apresenta-se nesse contexto, a necessidade do Professor manter-se atualizado frente as constantes mudanças no cenário educacional, fazer uso de tecnologias nem suas aulas, e utilizar as teorias de aprendizagem como forma de diagnosticar e compreender como cada aluno aprende frente ao conteúdo abordado. Essa estratégia pode ser encarada como uma solução para as dificuldades e fracassos no desempenho acadêmico de determinados discentes.
       


Público-Alvo e Objetivos
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por Educação, ensino e aprendizagem.

Conteúdo programático
INTRODUÇÃO
UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATUAL
1. Contrastes entre o Cognitivismo e o Humanismo
2. A Abordagem dos Sistemas de Informação e o Conexionismo na Educação Básica
UNIDADE 2 - OS PERÍODOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
UNIDADE 3 - ESTUDO DE CASO – DIFICULDADES NO ENSINO DE GENÉTICA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
1. Estudo de Caso
2. Dificuldades no ensino de Genética na disciplina de Biologia no Ensino Médio
UNIDADE 4 - DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM COMPREENDIDA PELO CONCEITO DE ZDP
UNIDADE 5 - PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DO PONTO DE VISTA DOS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO PROPOSTOS POR VYGOTSKY
UNIDADE 6 - A IMPORTÂNCIA DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO EDUCACIONAL
1. As Teorias de Aprendizagem no contexto da Educação atual
2. Aplicação das Teorias de Aprendizagem

Materiais disponíveis no Curso
  • Apostila geral do curso
  • Videoaulas para cada unidade
  • Apresentações de slides para cada unidade
  • Testes de conhecimento de cada unidade
  • Material complementar para enriquecimento de conhecimento de cada unidade
  • Avaliação final do curso

Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.

>> IMPORTANTE: CURSO COM PROFESSOR ONLINE
O curso não tem Tutor e sim o PROFESSOR Especialista e experiente em EAD, presente em TODAS as etapas do curso, com disponibilidade de atendimento pelo E-mail ou WhatsApp!!!

Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
       


Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.